Anatomia dos pés

Home / Notícias Endometa / Anatomia dos pés
Anatomia dos pés

Anatomia dos pés

O pé é formado por 26 ossos, além de tendões, músculos, ligamentos, artérias, veias, nervos e pele.

As funções básicas dos pés são:

Sustentar o corpo.

Participar diretamente da marcha.

Intervir no equilíbrio do corpo por meio de receptores nervosos.

Uma das complicações mais frequentes entre os pacientes com diabetes é o acometimento dos pés; calcula-se que essa complicação ocorra em aproximadamente 15%dos pacientes durante o curso da doença. As principais estruturas do pé afetadas são os sistemas nervoso e arterial.

Frequentemente ocorrem ferimentos importantes nos pés sem que a pessoa perceba, pois o dano ao sistema nervo dos pés resulta em perda de sensibilidade. Entre as afecções mais comuns nos pés dos pacientes com diabetes estão as úlceras e as infecções, que podem se complicar e, até mesmo, tornar necessário um tratamento radical, como a amputação.

O cuidado adequado dos pés e a oportuna intervenção por parte do médico, no caso de algum dano ou lesão, podem prevenir as complicações graves.

Cuidados com os pés

Vimos que é muito importante cuidar diariamente dos pés. A seguir, algumas medidas que devem ser consideradas:

  1. Examine seus pés diariamente: Se notar qualquer mudança de cor, textura, edema (inchaço) ou ferimentos, consulte seu médico imediatamente.
  2. Limpe os pés diariamente com sabonete neutro e agua morna.
  3. Seque seus pés com uma toalha macia, sem esquecer-se de secar muito bem os espaços entre os dedos para prevenir o acúmulo de umidade, o que favorece o crescimento de fungos.
  4. Depois da limpeza, aplique creme hidratante.
  5. Evite exposição a temperaturas extremas ( por exemplo, nunca caminhe descalço na praia, pois a areia pode alcançar temperaturas muito altas que podem provocar queimadura).
  6. Não caminhe descalço, pois isso aumenta o risco de ferimento.
  7. Corte a unha de forma reta.
  8. Evite esfregar os pés com álcool e usar navalhas ou utensílios que costumam ser utilizados para o cuidado dos pés, tais como limas, pedra pomes, e etc.
  9. Seu calçado deve ser flexível e firme; um dos melhores tipos de calçados para os pacientes com diabetes, é o tênis.
  10. Compre sapatos novos no final do dia, quando os pés já estão cansados e inchados; assim poderá escolher o melhor modelo que não aperte ou incomode.
  11. As meias devem ser de materiais naturais como o algodão, sem costuras nem elásticos.
  12. Evite carregar excesso de peso.
  13. Não utilize nenhum tipo de pulseiras ou anéis nos pés.